Make your own free website on Tripod.com

Pais Brilhantes Professores Fascinantes

Home
Os sete hábitos dos pais brilhantes
Os sete hábitos dos professores fascinantes
Os sete pecados capitais dos educadores
As dez técnicas pedagógicas que podem revolucionar a sala de aula e a casa
q

As dez técnicas pedagógicas que podem revolucionar a sala de aula e a casa

As dez ténicas pedagógicas citadas por Augusto Cury , irão auxiliar pais e professores na educação de crianças e adolescentes. As dez ténicas são:

1º Música  ambiente em sala de aula; seu objetivo é desacelerar o pensamento, aliviar a ansiedade, melhorar a concentração, desenvover o prazer de aprender, educar a emoção.

2º Sentar em círculo ou em U; o objetivo desta técnica é desenvolver a segurnça, promover a educação paticipativa, melhorar a concentração, diminuir conflitos em sala de aula, diminuir conversas paralelas.

3º Exposição interrogada: a arte da interrogação;  objetivo da técnica aliviar a SPA, reacender a motivação, desenvolver o questionamento, enriquecer a interpretação de textos e enunciados, abrir as janelas da inteligência.

4º Exposição dialogada: a arte da pergunta; seu objetivo é desenvolver a conciência crítica, promover o debate de idéias, estimular a educação participativa, superar a insegurança,debelar a timidez, melhorar a concentração.

5º Ser contador de histórias; desenvolver a criatividade, educar a emoção.

6º Humanizar o conhecimento; estimular a ousadia, cultivar a criatividade, formar pensadores.

7º Humanizar o professor: cruzar sua história; desenvlover a socialização, estimular a afetividade, valorizar o ser.

8º Educar a auto-estima: elogiar antes de criticar; educar a emoção e a auto-estima, promover a solidariedade.

9º Gerenciar os pensamentos e as emoções; resgatar a liderança do eu, previnir conflitos.

10º Participar de projetos sociais; desenvolver a responsabilidade social, promover a cidadania, expandir a capacidade de trabalhar em grupo.

Pais e Professores fascinantes

Nossa geração quis dar o melhor  para as crianças e os jovens, porém não estamos educando a emoção nem estimulando o desenvovimento das funções mais importantes da inteligência, tais como comtemplar o belo, pensar antes de agir, gerenciar os pensamentos, estamos informando os jovens e não formando. Por isso a necessidade de incorporar as técnicas pedagógicas para poder reverter esse quadro da educação, que no momento passa por uma grave crise.

"Um excelente educador não é um ser humano perfeito, mas alguém que tem serenidade para se esvaziar e sensibilidade para aprender".

Augusto Cury

ceipingogente1_g.jpg